segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Que alguém avise Carvalhal...


O Sporting voltou este fim-de-semana a desiludir, após empatar (0-0) com o Olhanense. Desiludiu e há-de continuar a fazê-lo, pelo menos até que alguém avise Carlos Carvalhal de que agora é ele quem está a gerir a equipa. Sim, porque certamente que o técnico português não sabe que é ele o responsável pelo plantel. Se assim não fosse, como se justificaria que não soubesse que a SAD dos leões está a negociar a transferência de Izmailov para o Lokomotiv de Moscovo?

Na conferência de imprensa que antecedeu o jogo com o Olhanense, um jornalista perguntou a Carvalhal o que podia este dizer sobre o andamento das negociações com o Lokomotiv. Ao que este respondeu: “Sei tanto como o senhor jornalista sobre esse assunto”.

Não é normal que um treinador não saiba quais os jogadores que estão de saída da sua equipa. É que, desta forma, o técnico pode estar a preparar um esquema para o próximo jogo, a contar com o russo, e ele pode já nem lá estar nessa altura!

Isto sem falar, claro, da gigantesca gaffe cometida por Carvalhal na conferência de imprensa após a vitória (3-0) sobre o Nacional, na 16.ª jornada da Liga, em que este se esquece de quantos golos marcou Liedson. Liedson, após parar 26 dias por ter sido operado, entra ao minuto 58’ e, em 12 minutos, bisa, dando a vitória ao clube de Alvalade.

Na conferência aos jornalistas após o encontro, é pedido a Carlos Carvalhal que comente a recuperação do jogador, autor de dois golos no jogo. Resposta do técnico: “Dois golos? O Liedson só marcou um”.

Se fosse um adepto que estivesse a assistir ao jogo até se compreendia que não soubesse quem marcou os golos, pois podia ter ido à casa-de-banho quando ocorreu um dos tentos, mas tratando-se do treinador, é um caso grave!

Será que ele nas suas tácticas ainda envolve Angulo e Caicedo? Não me espantaria nada.

Existem algumas opções que possam justificar as falhas de Carvalhal:

1 – É viciado em jogos de PSP e passa os encontros do Sporting agarrado à consola, evitando assistir às desilusões da equipa.

2 – Não quer saber se a equipa ganha ou perde, pois sabe que esta temporada já não há muito a fazer, estando a 20 pontos do líder Benfica.

3 – Está tão contente por treinar um dos clubes grandes de Portugal que nem se consegue concentrar no seu trabalho.

4 – (Esta é a que defendo e refiro no início) Esqueceram-se de o avisar que é ele que, após a saída de Paulo Bento, é quem está no comando.

Se duvidam destas teorias testem pelo menos a última, não seja o facto de que Bettencourt se esqueceu mesmo de o avisar. Pode ser que os leões ainda acordem a tempo de ganhar algum jogo, nem que seja ao Everton, para continuarem nas competições europeias…


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lembranças incómodas da transferência de Figo para Madrid


As novas escutas do processo ‘Face Oculta’, divulgadas esta semana, falam de um eventual negócio que envolve a PT, o TagusPark e Luís Figo cujo objectivo era, alegadamente, pagar o apoio do jogador a José Sócrates durante a campanha eleitoral.

As transcrições, agora expostas, mostram que um dos administradores da empresa de telecomunicações se deslocou a Milão para fazer uma proposta a Figo, a qual renderia 250 mil euros por ano à sua fundação.

Devido estes novos dados, muitos foram os começaram a chamar ‘Pesetero’ a Figo, numa clara alusão ao período em que este trocou o FC Barcelona pelo rival Real Madrid. Mas o que não referem desse mesmo período é o facto de Luís Figo ser um dos melhores jogadores do plantel catalão e, ainda assim, ser dos mais mal pagos. Nessa altura, o português pediu apenas para receber de acordo com o seu estatuto na equipa. O Barça foi avisado que caso as condições não fossem cumpridas ele podia aceitar a proposta do Real, embora os catalães nunca acreditassem que os ‘Galácticos’ estavam dispostos a pagar a exorbitante cláusula de rescisão. E foi assim que Figo se tornou ‘merengue’, mas odiado pelos fãs que antes deliravam com o seu talento.

Mas nessa altura, os catalães não se coibiram de pagar fortunas a outros, como Ronaldo, Rivaldo, Reiziger, Kluivert, Zenden, Bogarde, De Boers, Cocu ou Litmanen. Figo saiu e fez bem, pois ganhou reconhecimento a nível internacional, tornando-se no número 1 do Mundo.

Mas se consideram Luís Figo um mercenário por esta saída, o que podemos dizer de Cristiano Ronaldo? Certamente que não trocou o Manchester porque o ar madrileno lhe fazia melhor à saúde! Transferências dos bons jogadores podem ser mal aceites e, quando assim é, mais tarde voltam sempre à baila, como é o caso de Figo agora. Figo não foi um ‘Pesetero’, mas sim um comum jogador de futebol que apenas procura jogar nas melhores condições. Se isso faz dele um mercenário, não o seremos todos também? Todos os que trabalham procuram sempre melhores condições de trabalho, fazendo trocas quando necessário…

Eu, sinceramente, acredito na inocência de Luís Figo neste novo caso pois, até prova em contrário, nada indica que ele sabia de onde vinha o dinheiro para lhe pagar. Assim sendo, era apenas mais um contrato publicitário, valorizando a sua escola de talentos.

Algo semelhante, seria se eu quisesse pagar um milhão de euros à Soraia Chaves só para ela aparecer ao meu lado na Baixa de Lisboa, para ser fotografado e assim “tornar-me conhecido” para o público, e mais tarde se descobrisse que eu tinha arranjado o dinheiro através de um esquema qualquer de corrupção. Qual seria a culpa dela neste caso? Nenhuma. Teria sido apenas um contrato publicitário e nada mais.

O mesmo se aplica no caso de Luís Figo. Ainda assim, este afirma que não foi pago para fazer campanha por Sócrates, mas apenas para um anúncio publicitário do TagurPark.

Por mim, vou esperar pelo desenrolar do processo, pois certamente muita tinta vai ainda correr, abrangendo cada vez mais pessoas.

Certo é apenas uma coisa: Até agora o único detido na operação ‘Face Oculta’ é Manuel Godinho, e já quase ninguém se lembra sequer que o processo teve origem devido à sucata deste.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Premonições: Um mistério da vida ou... talvez não

Hoje, como estava de folga, fui visitar umas pessoas de família que moram aqui perto da minha casa de Lisboa. Como já têm alguma idade, quando lá cheguei não fiquei nada espantado por estarem a assistir ao programa 'Tardes da Júlia', na TVI. Ora, enquanto estávamos a colocar a conversa em dia, fui tomando também atenção à TV. O tema em debate era 'Pessoas com Habilidade de Prever Acontecimentos Futuros'.

O caso a que dei mais atenção foi quando uma miúda de 21 anos começou a contar a sua vivência em premonições:

"Houve uma vez em que sonhei que ia morrer num acidente de carro na auto-estrada quando estivesse a ir para a praia. Quando acordei estava assustada, mas depois vi que não passara de um sonho. Nesse mesmo dia, ao almoço, o meu pai decidiu que a família iria à praia à tarde. Fiquei com algum receio, mas fomos. No entanto, quando estávamos a caminho, pedi por favor ao meu pai para ir por outro caminho! Disse-lhe que precisávamos mesmo de ir por outro atalho para a praia. Não chegámos a ter o acidente."

Este foi o primeiro relato da jovem. Agora, digam-me lá, se depois disto não acreditam que foi uma premonição?! Eu fiquei plenamente convencido com este argumento: ela sonhou que ia ter um acidente na auto-estrada, não fooi pela auto-estrada e não morreu nesse dia. Incrível! Se alguém até aqui não percebeu (talvez porque não me conheça suficientemente bem), estou a ser irónico.

Este tipo de premonições é muito difícil de fazer. Deixem lá ver se consigo fazer algo semelhante: Hoje sonhei que ia ter um acidente de mota, mas como não tenho mota não andei nesse tipo de transporte, portanto escapei desse acidente que iria ter! Não é uma história tão elaborada quanto a da rapariga que foi à TVI, mas talvez eu também consiga prever o futuro e mudá-lo. Epá, acho que devia mesmo mudar de carreira e substituir a Maya!

Será que alguém acreditou mesmo nesta história? Mas aquilo continuou. Ao longo de meia-hora foi dando exemplos semelhantes. Outro presságio que achei hilariante foi quando a jovem contou como descobriu o número de telefone de um amigo:

"Há muito tempo que não falava com um amigo meu e queria falar com ele. Perguntei a vários amigos meus se sabiam o número dele, mas ninguém sabia. Nessa noite, durante o sono, sonhei com vários números. Ao acordar, sabia que existia uma hipótese remota de ser o número dele, mas tentei e eis que o meu amigo me responde do outro lado".

Mais uma vez, apenas posso dizer: EPÁ, FANTÁSTICO!

Será que na zona de residência desta moça não existe aquele objecto estranho que se chama... como é que se chama mesmo? Ah, já sei: LISTA TELEFÓNICA!

Podem chamar-lhes muita coisa, agora premonições???? Desculpem lá, mas não! Até posso estar a ser demasiado céptico com este assunto, mas não vi nada que me fizesse pensar o contrário...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A nova moda das histórias que envolvem tipos com dentes grandes!

A nova moda, não apenas em Portugal mas em todo o Mundo, são as histórias de vampiros. Poderíamos talvez culpar a Stephenie Meyer, mas ela não obrigou todos os outros a escreverem histórias ou a realizar filmes semelhantes aos seus textos. E porque estou a referir tudo isto? Porque quando uma pessoa está em casa ao fim-de-semana a tentar descansar de uma semana de trabalho e liga a televisão o que é que vê? Vampiros! Na RTP "Vampire Diary" e "True Blood", na TVI "Imortal" e, a mais recente, "Lua Vermelha" na SIC.

Pois bem, a primeira ainda vá que não vá, já o 'True Blood', apesar de ter recebido vários prémios, não me venham com conversas de que aquilo é bom e tal... Os cenários são fracos e a história não tem "sumo" depois de espremida! E eis que passamos às últimas duas, as séries portuguesas. Também já assisti a ambas e, se a primeira me fez ver que falta muito para atingir o nível da série mais fraca dos EUA, a segunda fez-me quase sentir vontade de cortar os pulsos! Isto porque, logo de início a história é quase um copy/paste de má qualidade do 'Twilight' ('Crepúsculo' se preferirem): Aluna nova chega à escola um pouco contrariada, vários grupos de alunos e eis que há um grupo à parte, que se vem depois a saber que são vampiros.

E antes de tudo isto, a cena inicial que mostra um vampiro a correr por um bosque, perseguido por quem o quer matar, e depois para os enfrentar abre a boca a exibir os dentes e faz um rugido muito fraco, que nos faz mesmo pensar que talvez se tenha esquecido de aplicar um efeito sonoro na pós-produção.

Todas estas séries são um abuso, em especial pela fraca qualidade que algumas (quase todas) apresentam! Até os "Morangos com Açúcar", que cada vez mais perdem a sua qualidade (admito que até assisti à primeira temporada e gostei, mas na altura tinha uns ingénuos 15 ou 16 anos e aquilo tinha a sua piada), já tentam inserir lá personagens com poderes sobrenaturais, fazendo já uma clara alusão às espécies conhecidas como "chupadoras de sangue"!

Mas em que é que alguma destas séries se compara com o grande "Drácula de Bram Stoker" ou até mesmo à personagem associada a Wesley Snipes, o "Blade? Será que não se pode ver mais nada na televisão e no cinema? Sucedem-se as séries e os filmes sempre com o mesmo! Parece que se reproduzem que nem coelhos!!! Basta juntar uns tipos conhecidos com uma história que envolva dentes grandes e pronto, vá de aplicar tudo ao grande ecrã ou àquela caixinha que todos têm em casa...

Sinceramente, quero ver se que as crianças daqui a uns anos conhecem filmes como "The Godfather", "Forrest Gump ou Gladiador" e de séries como 'Dr. House', 'Friends' ou "Os Sopranos ou se apenas vão saber de cor as intrigas de "Crepúsculo", "Lua Nova", "Cirque du Freaks", "True Blood" e companhia...