sábado, 31 de julho de 2010

António Feio ficará para sempre...


Já não escrevia aqui no blog há uns dias... Primeiro foi o Super Bock Super Rock que me roubou o pouco tempo que costumo ter e depois porque não tinha um assunto que me chamasse mesmo até este espaço.

No entanto, penso ser vital um 'post' nesta altura. Ontem não escrevi mas não posso deixar passar mais tempo sem prestar a devida homenagem ao grande António Feio.

Era um dos actores que me conseguia arrancar facilmente uma gargalhada. Fosse em peças de teatro, nas 'Conversas da Treta' (com o José Pedro Gomes) ou em filmes, era impossível assistir até ao fim sem rir. Tinha o dom!

Mas mais do que o seu vasto e maravilhoso reportório, há algo que quero referir e destacar acima de tudo: a sua força de vontade.

Quando há ano e meio lhe detectaram o cancro no pâncreas decidiu não desistir, não desanimar. Agarrou-se à vida! Prova disso foi o tempo que viveu depois do diagnóstico médico. Previram que tinha apenas três meses vida mas resistiu por mais 15! Fez com que os diagnósticos falhassem por 1 ano. Se isto não é força de vontade e persistência, o que será então?

Foi uma triste notícia a sua morte, apesar já estar preparado para a receber, pois tinha-me sido dito que durante a manhã já sofrera duas paragens cardíacas.

Em homenagem, a SIC passou ontem alguns programas em que o António Feio participou. Penso que a melhor homenagem que qualquer pessoa pode prestar a este grande Homem, que partiu aos 55 anos, é rir. Rir das suas personages, das suas peças, do seu trabalho, pois no fundo era isso que ele queria, divertir as pessoas.
Há ainda uma outra nota que devo referir, que é a mensagem deixada no filme 'Contraluz': "Aproveita cada dia... cada momento... agradece... e não deixes nada por dizer... nada por fazer".

Que esta frase sirva de linha orientadora para a vida. Aproveitar a vida e não deixar nada por fazer.

Um aplauso para o grande actor/humorista/encenador/Homem que não deixou que a doença, ou melhor, o 'bicho' (como ele a denominava) dominasse a sua vida. Disse que queria resistir até ao nascimento do neto e fê-lo!

Duas semanas depois o 'bicho' levou o seu corpo mas o António Feio ficará para sempre neste Mundo!

domingo, 11 de julho de 2010

Polvo frito ou porco assado?

Parece que não é apenas Paul, o polvo 'adivinho', quem faz previsões para os jogos finais do Mundial da África do Sul. Ao molusco juntam-se outros animais que vão confirmando ou não a teoria do animal aquático.

Para já, Paul é o mais conhecido de todos estes animais. Depois de ter adivinhado todos os resultados da Alemanha (previu as vitórias contra Austrália, Gana, Inglaterra, Argentina e Uruguai e as derrotas para a Sérvia e Espanha), atribuindo-lhes a medalha de bronze da competição, escolhe agora a a selecção do país vizinho de Portugal para campeã. A mesma teoria é também aprovada por Lin Ping e Harry, um urso panda bebé tailandês e um crocodilo australiano, respectivamente.

Em contrapartida, Mani (um periquito da Singapura), Pino (chimpanzé da Estónia) e um porco (de nome desconhecido) de um Jardim Zoológico da Estónia atribuem a vitória do último jogo aos holandeses.

Veremos quem tem razão, pois não podem estar todos certos. Assim sendo, no final do encontro vai haver jantarada, como polvo frito na brasa ou perna de porco assada no forno.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ninguém quer ficar atrás neste Mundial

Este Mundial de futebol está a ser marcado pelo elevado nível competitivo entre os vários países que integram a prova. Não me refiro aos jogadores ou selecções (pois muitos foram os ídolos que desiludiram) mas sim às claques, adeptos e simpatizantes das mesmas!

Basta ver o exemplo de Larissa Riquelme. A jovem paraguaia de 25 anos, modelo de lingerie, que prometeu ficar completamente nua no caso da equipa que representava o seu país. Paraguai foi eliminado pela Espanha mas a jovem modelo despiu-se em homenagem ao esforço dos jogadores.

Na Argentina, após Maradona prometer que iria correr nu caso fosse campeão, a modelo Luciana Salazar disse que não ficaria atrás e prometeu também ela despir-se. Infelizmente, também a selecção 'alvi celeste' foi eliminada.

A uruguaia Mónica Farro não se ficou e fez igual promessa. Uruguai também não será campeãos, por ter sido derrotado pela Holanda nas meias-finais.

Mais recente a promessa de uma actriz porno holandesa, de seu nome Bobbi Eden: no caso da selecção do seu país se sagrar campeã, irá, juntamente com três amigas, proporcionar sexo oral a todos os seus seguidores na rede social Twitter.

Deixo inclusivamente o post em que Eden faz a sua promessa:

Parece que ninguém gosta de ficar atrás dos outros países e vão elevando a fasquia. As adeptas do nosso país vizinho estão muito sossegadas ou é impressão minha? E já agora, porque não apoiaram as portuguesas estas 'iniciativas'?

Será para repetir a dose?

Há poucos dias surgiu a grandiosa desculpa de Cristiano Ronaldo para não ter jogado melhor durante o Mundial da África do Sul. Como é do conhecimento de todos (quem não sabe deve ter estado isolado numa cova escura e funda sem acesso a qualquer meio de comunicação durante a última semana), Ronaldo anunciou, através do Facebook e Twitter, que já tinha um herdeiro para as suas economias milionárias, e isto seria motivo de desconcentração nos jogos.

Ele bem avisou que ia explodir, só não explicou o contexto...

Ao que sabe, o avançado do Real, que no Verão passado esteve de férias nos EUA, aproveitou a estadia para algo mais do que passear e andar em festas com a Paris Hilton, tendo-se dirigido a uma clínica de fertilização, onde terão sido colocados os seus genes no interior de um barriga de aluguer. Ou seja, em vez de explodir dentro de campo explodiu para um placa de Petri.

Parece que a decisão foi tomada porque o vulgo CR9 (ou 7, ou outro número qualquer que promove na sua linha de vestuário) não tem confiança nas mulheres, por estas quererem apenas o seu dinheiro. Acredito que algumas delas tenham mesmo esses objectivos e não vou censurar este acto de preferir ser apenas ele a criar uma criança. Tem dinheiro suficiente para que seja bem educada, apesar do dinheiro não significar tudo (ou quase nada)!

Mas eis que surge algo que não percebo: a criança foi concebida no novo continente e veio, ainda recém-nascida, de avião, para a Madeira, e o que faz o seu pai logo após a sua chegada? Viaja para os EUA para passear com a namorada! Então tem um filho, vê-o pela primeira vez após a eliminação de Portugal no Mundial e menos de uma semana depois já o está a 'abandonar'? No mínimo, estranho!

É só fotografias do segundo melhor jogador do Mundo a passear com a Irina. Aturar os choros da criança, dar-lhe carinho e conforto já é com a dona Dolores, não?

Porquê esta viagem para os EUA agora? E, se já planeava ir até lá, porque não trouxe a criança ele a criança para Portugal, tendo permitido que o bebé viajasse de avião 'sozinho'?

Lembrem-se apenas de uma coisa: da última vez que esteve em solo americano deixou a semente para gerar um sucessor. Será que planeia repetir a dose?

sábado, 3 de julho de 2010

Queiroz, o resistente... ou talvez não

Otto Rehhagel (Grécia), Raymond Domenech (França), Marcello Lippi (Itália), Javier Aguirre (México), Paul Le Guen (Camarões), Carlos Alberto Parreira (África do Sul) e, mais recente, Carlos Verri, vulgo Dunga (Brasil). Todos eles seleccionadores de futebol (respectivas selecções entre parêntesis) que abandonaram o cargo após as fracas prestações das equipas no Mundial de Futebol a decorrer na África do Sul.


Todos eles admitiram os seus erros. Até mesmo Dunga, que teimava apenas nas suas ideias, tendo deixado fora do Mundial jogadores como Ronaldinho.
O único que parece resistir é mesmo Carlos Queiroz, na Selecção portuguesa. O que o liga à 'equipa das quinas'? Certamente não serão os jogadores, visto que as relações com muitos deles (Ronaldo, Deco, Nani...) estão 'tremidas', por um fio. Também não deverá ser o apoio dos adeptos portugueses, basta ver as reacções da sua chegada a Lisboa (apupos e insultos de dezenas que se juntaram às 5h da manhã de propósito na Portela). Então o que será? Ah, serão os 3,2 milhões de euros que a FPF lhe tem que pagar caso o despeça? Provavelmente, pois não há muitas mais razões para que continue a 'orientar' uma equipa sem mostrar resultados aceitáveis, onde os jogadores colocam em causa as suas decisões!
A culpa da má exibição portuguesa não será totalmente de Queiroz. Longe disso! Mas enquanto este estiver no cargo, a Selecção não poderá prestar boas contas, visto que os jogadores já não acreditam nele.
Existem momentos em que é necessário tomar uma posição e, neste caso, para bem de toda a equipa portuguesa, essa decisão passa por seguir os passos dos seus colegas que abandonaram as selecções de outros países.


Não se trata de ver quem mais resiste, se o seleccionador se os jogadores! Duvido que a FPF, em tempos de crise, esteja disposta a pagar a indemnização milionária e ainda ter que dispender mais uns milhares para o sucessor de Carlos Queiroz. Pelo que, para não sair tão mal da fotografia e mostrar dignidade para com Portugal e com os portugueses, sair será o melhor a fazer. Deixar todos acalmarem e, talvez, esquecerem. Ir contra 10 milhões de adeptos (mais milhar menos milhar que está a favor da continuação) não é a solução. É sair e mostrar ao povo que, no fundo sabe, o que é melhor no interesse da Selecção!