sábado, 22 de janeiro de 2011

'Jesus hates Obama'?

É talvez o maior evento todos os anos nos Estados Unidos da América. É o evento maior evento desportivo do país, tendo também a maior audiência televisiva daquela nação. Falo da Super Bowl, o campeonato de futebol americano.


E porque decidi falar deste desporto que pouco tem a ver com o nosso País? A razão é simples. A cadeia FOX rejeitou um anúncio de 30 segundos que deveria ser transmitido com ligação à Super Bowl.


Ao som do 'Hino de Batalha Republicano' da Guerra Civil, aparecem dois pequenos bonecos, daqueles que quando se costumam colocar no carro e cuja cabeça abana enquanto se conduz. As figuras mostram Obama, muito sorridente, ao lado de Jesus, que se mostra um pouco taciturno. A certa altura o plano fecha sobre Jesus e é então que o presidente dos EUA cai da estante, mergulhando num aquário. A câmara volta então a Cristo, já sorridente, exibindo uma t-shirt onde se pode ler 'Jesus hates Obama' (Jesus odeia Obama).


Será que Obama é assim tão odiado?


O anúncio é uma referência a um site, http://www.jesushatesobama.com/, que satiriza a administração de Barack Obama, apesar de garantirem que "não acreditam, realmente, que Jesus odeie o presidente dos EUA".


"Os nossos produtos podem ser uma piada, mas assemelham-se às políticas administrativas do país", pode ler-se no site da 'marca'.


Decidi partilhar o site e o vídeo que, tendo sido banido, terá pouca divulgação, apesar de, explicado o contexto, não ser das piores sátiras que já vi...

Sem comentários:

Enviar um comentário