No Brasil a campanha eleitoral aparenta ser diferente, não a nível do conteúdo do discurso (uma vez que não possa assegurar que algum candidato cumpra as suas promessas), mas na forma como se apresentam.
Basta ver o exemplo de Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido pelo seu nome artístico: Palhaço Tiririca. E, por mais estranho que possa parecer, as últimas sondagens apontam para mais de um milhão de apoiantes. Tiririca, o palhaço pobre que se tornou conhecido ao lançar um CD que continha aquele fantástico 'hit' ‘Florentina, Florentina’, cujo refrão "Florentina, Florentina/Florentina de Jesus/Não sei se tu me ama/Ou se tu me seduz" ficou marcado na memória de muitos.
Mas não apenas de palhaços vivem as eleições. Há ainda um ex-futebolista, um antigo boxeador, entre outras pseudo-personalidades brasileiras.
Outro destaque pertence à Mulher Pera. Uma jovem "dançarina de MC's" (como a própria se descreve) que recorre a algo mais que as palavras para tentar convencer o eleitorado. Digamos que os recursos utilizados são essencialmente dois, situados abaixo do pescoço e acima do umbigo, atraindo essencialmente o sexo masculino às urnas de voto.
Temos ainda Éneas e os seus seguidores, como Luciana, que quando falam parecem querer bater nas pessoas e não tentar convence-las a votar.
A escolha é ampla mas será que existe alguma acertada? Pessoalmente, se tivesse que escolher alguém em quem confiar de entre este leque de candidatos, penso que o meu voto recairia no palhaço Tiririca, pois tal como o seu lema diz: "Vota Tiririca, pois pior do que tá não fica!" (ou será que sim?)
Fica o vídeo com um 'best of' dos candidatos:
Ahh... isto é que é uma campanha a sério, com candidatos que não enganam o eleitorado.
ResponderEliminar