sábado, 12 de fevereiro de 2011

Admiração pelos ídolos levada ao extremo

Há coisas que consigo perceber mas outras que me escapam à compreensão. Neste caso, refiro-me ao fanatismo que milhares de pessoas deste mundo têm em relação aos seus ídolos, quer sejam músicos, actores...

Percebo que os adolescentes (e não só) queiram vestir-se e falar como o seu cantor preferido. "Epá, agora quero ser tal como o Axl Rose. Vou meter aqui um lencinho vermelho atado à volta da cabeça... Dá aí umas drogas, umas garrafas de whisky e bora chegar várias horas aos encontros, tal como ele faz nos concertos..." ou então "Eu vou ser a próxima Lady Gaga. A partir de agora só visto roupas excêntricas, muitas das vezes vou andar praticamente nua e espalhar o boato de que sou hermafrodita...".

Isto, apesar de achar por vezes bizarro a roçar a loucura, eu compreendo. Mas há os que levam isto como se a sua vida dependesse da forma como demonstram o seu 'amor' por determinado grupo ou banda! Assim nascem os stalkers: as pessoas que têm tendências obsessivas com algo, podendo mesmo magoar-se a si próprias em alguns casos (ou mesmo causar danos a outras pessoas, tal como a 'estrela' que perseguem).

O que me levou a escrever este texto foi o facto de ter encontrado na net imagens de um destes fãs obsessivos que quis mostrar o quanto adora o jovem protegido de Usher, Justin Bieber. Para mostrar a sua devoção a fã, de nacionalidade norte-americana, não se contentou com uma simples tatuagem, tendo ido mais além: com uma faca de cozinha desenhou no braço 'I JB', sendo que na mesma fotografia se pode ver o álbum do jovem cantor canadiano.

É um caso gravíssimo! Uma coisa é colocar brincos ou fazer tatuagens, outra é atingir um primeiro (ou talvez o segundo) da demência! Pode ser um caminho sem retorno e todos devemos estar atentos a situações como esta, para que familiares ou amigos não se magoem só porque querem ser os fãs número 1 de alguém.

Oiçam música, apreciem as bandas, o som e os ritmos, mas não ajam de forma estúpida! Certamente que não vão ser mais acarinhados pelos artistas por tomarem atitudes semelhantes às desta norte-americana.

E vá lá que ela não é fã dos Nirvana, senão, provavelmente, tinha tentado imitar o Kurt Cobain...

1 comentário:

  1. Nossa Isso Que é Amor Hein Mais Naum Teria Cooragem De Fazer Uma Coisa Dessa Amo De Mais o Bruno Mars Mais Mim Machucar Assim Naum Ia Adiantar De Nada !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar