terça-feira, 11 de maio de 2010

O nascimento de um novo desporto

Alguém me pode dizer quando é que chorar em funerais se tornou um desporto? É que eu perdi esse momento mas, ao que parece, a Aquarius estava com atenção!

E digo isto porquê? Porque quando ia a sair do jornal deparo-me com um mupi que apresentava a nova publicidade desta marca de água pertencente à companhia da Coca-Cola. Ora o texto do anúncio apresentava uma mulher envergando apenas roupas pretas, com um oráculo por baixo a dizer: "A minha profissão é chorar nos funerais. Por isso, hidrato-me todos os dias com Aquarius" (Fernanda, Carpideira Profissional).

Por vezes, até posso não saber algumas coisas, mas tinha uma ligeira ideia de que esta bebida estava ligada a desportos. Claro está que assim que cheguei a casa fui confirmar esta informação. De acordo com a publicação 'Meios e Publicidade': "Em 1992 a Coca-Cola criou a Aquarius associada ao desporto, ligação em muito favorecida pelo facto da bebida ter sido patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona."

Esta bebida, em 18 anos, passou de patrocinadora de Jogos Olímpicos para funerais! Mas como é que ninguém ainda se tinha lembrado de patrocinar funerais? É um mercado 'quase virgem' e em franca ascensão! E a Aquarius viu a oportunidade e ocupou o seu lugar! Sendo uma bebida desportiva, tudo indica que a 'crepideirice'(penso que a palavra não existe, mas para mim significa o desempenho da profissão de crepideira)se tornou um desporto oficial com patrocinador de renome internacional.

Temos a Gatorade que patrocina diversos clubes de futebol (Botafogo ,Flamengo, São Paulo Futebol Clube, Palmeiras ou Grémio) e atletas de alta competição (Usain Bolt, Serena Williams ou Michael Jordan); temos a Powerade, que acompanha The Football League e a Nascar. E depois vem a Aquarius, a patrocinar as senhoras que vão chorar em funerais!

Será que daqui a uns anos também vão concorrer para que esta profissão se torne um desporto olímpico? Se se apressarem ainda pode estrear-se com o Rugby e o Golfe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Eu por vezes até tenho algum humor negro mas desta vez não percebi bem qual foi a ideia de associar uma bebida energética a funerais! Será que faltou imaginação aos designers da campanha ou foi mesmo imaginação (delírio) a mais?

De qualquer forma aqui fica a imagem que é apresentada em centenas de mupis de Lisboa e também o anúncio que já vi em alguns canais de televisão.


Sem comentários:

Enviar um comentário