segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A realidade dos Pokémon



Já imaginaram que alguns dos desenhos animados que passavam ou ainda passam na televisão podem ser vistos como incentivo às actividades ilegais?

Não que seja contra os desenhos animados, muito pelo contrário, pois adorava chegar a casa da escola e ficar frente ao ecrã a ver heróis e monstros a lutarem...

Mas vejamos, por exemplo, os Pokémon. Um miúdo (Ash Ketchum), para aí com 14 ou 15 anos, sai de casa para correr o Mundo a capturar animais que depois usa em combates para capturar outros bichos e medalhas. Claro está que vai influenciar as crianças a imita-lo.

E se em vez de Pokémon forem cães ou galos? Muito diferente do que o pequeno rato amarelo chamado Pikáchu a levar com fogo, gelo e chicotes?

Durante as minhas navegações pela internet encontrei uma curta-metragem, intitulada 'Pokémon Apokélypse' que mostra como seriam os Pokémon na vida real e como os seus treinadores se envolveriam em combates ilegais com apostas.

O vídeo está espectacular e ilustra bem como esta série televisiva pode não ser tão inocente como muitos pensam:




Admito, até gostava muito de ver os combates entre estes bicharocos e cheguei mesmo a jogar as versões dos Pokémon para o GameBoy...

Com este post quero apenas mostrar que nem tudo é o que parece. Algo que à primeira vista pode ser considerado inocente pode no fundo ter outro sentido.

Mas no fundo no fundo, o post serve mais para dar a conhecer este trabalho fantástico que foi feito na curta-metragem.

3 comentários:

  1. "When I caught them all" LOOOOOOL.

    Criançinha arruaceira, e se fosses escrever sobre a crise financeira, orçamentos de estado e analisar estatisticas para 2011?! :P Just kidding.

    Só queria dzr que fui imensamente fã de Pokemon, tanto na tv cmo no gameboy e nas cartas, mas nunca senti essa vontade de treinar canarios, galinhas, caes ou gatos para combater xD entendo o que quiseste transmitir com a peça, mas eu acho que essas mentalidades tb se adquirem em casa, com os pais, com os avós e o meio envolvente onde a criança está inserida. Pode ter muita imaginaçao, pod ser viciado em Pokemon ou noutro desenho animado qq e no entanto nao ter a tendencia para "copiar", pois simplesmente tem a noçao adquirida que é impossivel do ponto de vista pratico e executivel. Achei o video nice, fiquei com interesse em ver um filme relaccionado, nao pela historia em si, mas por ter adorado Pokemon em criança. O filme baseado no Dragonball por exemplo, desiludiu-me assim às toneladas...loool. Abraço puto

    ResponderEliminar
  2. eu tenho um gato que apareceu em casa na altura em que começaram os pokemons, a influencia era tanta que chamei o gato de pikachu... ainda o tenho xD

    ResponderEliminar
  3. eu acho que pode sim influenciar no comportamento inadequado mas isso também vemos em jornais e outros meios de comunicação seja verbal ou escrita e que também pode influenciar nesse tipo de comportamento para mim pokemon também tem um lado positivo que ensina as crianças a lutar pelos seus objetivos e não desistir por qualquer coisa e mesmo sabendo que pokemons não são reais eu continuo gostando de pokemon e acho que parar de assistir pokemon por questões politicas é muita besteira

    ResponderEliminar