quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plutão, o desprezado...

Nos meus tempos de escola primária, quando ensinaram os planetas que constituem o Sistema Solar, aprendi que existiam nove: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão.

No entanto, há cinco anos, uma equipa de espertos decidiu que Plutão afinal não era planeta, que tinha sido um erro com 75 anos anos, pois apenas era uma formação rochosa gelada, demasiado pequeno e afastado dos restantes corpos que compõem o nosso Sistema.

Agora surge a hipótese de voltarem a ser nove planetas. Não, Plutão não irá regressar. Cientistas da NASA afirmam que o telescópio espacial Wise detectou indícios de que um outro corpo se encontra escondido no exterior da Nuvem de Oort, o ponto mais distante do Sistema Solar. O planeta, já baptizado de Tyche (Tique, Deusa grega da Fortuna e Prosperidade), apresenta uma massa quatro vezes superior ao nosso maior planeta Júpiter e, à semelhança deste, é gasoso, podendo ser igualmente composto por hidrogénio e hélio e ter uma atmosfera como a de Júpiter.

Daniel Whitmore e John Maltese, os dois astrofísicos da Universidade da Louisiana que deram nome ao astro, propuseram que este seja agora elevado ao status de planeta solar. Mais dados sobre a descoberta serão revelados em Abril. 
 
A União Astronómica Internacional vai agora deliberar sobre a proposta, podendo levantar como obstáculo à sua integração no lote de planetas o facto de Tyche se ter formado em torno de outra estrela que não o Sol, tendo sido depois capturado pela sua força gravitacional. Neste caso, será criada uma nova categoria que insira a bola gasosa gigante.

Tyche encontra-se a uma distância do Sol 15 mil vezes superior à da Terra e 375 mais distante do que Plutão. Ora Plutão deixou de ser planeta porque estava demasiado longe e todas essas tretas e agora arranjaram um novo que está no chamado 'Cú de Judas'! 
 
Desprezaram o pequenino mas agora encontraram um gigante já na fronteira do Sistema e vá de o nomear planeta! Ainda para mais, nem se formou no nosso Sistema Solar! Então vamos ficar com os restos dos outros? Além de estragar parte da mitologia romana (Júpiter é o nome do pai dos deuses e deve ser o maior de todos os planetas, não se submetendo a uma deusa considerada menor na mitologia), não se insere na lenga-lenga que nos fizeram decorar na escola: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e TYCHE? Plutão soava muito melhor. Eu voto a favor do retorno deste pequeno companheiro que nos acompanhou a todos até 2006 e não na inserção de um desconhecido! 
 
Daqui a pouco tudo o que aprendi na escola está errado: 
 
Ciências da Natureza - Eram nove planetas, passaram para oito, querem um novo nono. 
 
Língua Portuguesa - Com o Acordo Ortográfico vou começar a dar montes de erros, coisa que não me acontecia. 
 
Só falta dizerem-me que D. Afonso Henriques não fundou Portugal e que o Teorema de Pitágoras está errado!

4 comentários:

  1. Eu também gostava do nosso velhinho Plutão, e concordo contigo, qualquer dia tenho de voltar para a primária, pois sou incapaz de escrever ator ou atriz, é demasiado abrasileirado para o meu gostinho de boa portuguesinha!

    Rita Caeiro,
    epah não consigo enviar comentários, sem ser anónima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que o menor aluno da sala não é aluno e se aparecer um asteroide maior que a terra ele é planeta... se não é assim nosso amado PLUTÃO ainda é PLANETA . I♥PLUTÂO

      Eliminar
  2. entretanto voltamos para a escola primária ;)

    ResponderEliminar
  3. euuuu sabiiaaa que o teorema de pitagoras tava errado ahhh eu disse-te xD


    Duarte

    ResponderEliminar