terça-feira, 6 de março de 2012

Muitos músculos, poucos miolos

Há cerca de três meses comecei a frequentar um ginásio para perder alguns quilos e voltar à forma física. Tento ir umas três vezes por semana. Mas, cada vez que vou, encontro lá sempre o mesmo tipo, um pouco mais velho que eu. Não sei se ele está a tentar mudar residência para dentro da sala de treino ou algo do género, o que é certo é que passa lá metade dos seus dias.

Ontem lá fui para mais uma sessão de treino e, para não variar, lá estava esse rapaz com um amigo, já a arrumarem as mochilas para saírem.

A certa altura diz o amigo do tipo que lá está sempre: "Olha, a minha médica diz que tenho um problema nos capilares sanguíneos e devo ter de fazer tratamentos". Ao que outro pergunta: "O que é isso dos capilares?"

Epá, confesso que tive de me conter para não lhe chamar Burro! Passam os dias no ginásio, mas inteligência e cultura geral não lhes diz nada! O que são capilares?! Claro que o amigo lá teve de lhe explicar que são pequenas ramificações das artérias que fazem a distribuição de oxigénio às células.

Agora a questão que se coloca: o tipo percebeu a explicação? Se sim, não o demonstrou, já que rapidamente mudou o assunto para algo diferente mas que ele era entendido na matéria. "Olha, então e já conheces aquele novo suplemento que há para ganhar mais massa muscular? Ouvi dizer que é do melhor que há!". 
Mas será que estas pessoas não pensam? Só interessa terem músculos, mas miolos nada!

Se lessem uns livros de história conseguiriam perceber que, no passado, quem dominou o Mundo não tinha corpo atlético mas bastante de inteligência (apesar de não ser usada para os fins correctos na maior parte dos casos). 

Atente-se no exemplo de Napoleão Bonaparte. Baixa estatura, nada atlético e, ainda assim, conquistou quase toda a Europa há menos de 300 anos. Os homens com músculos eram os que ele enviava para a frente de batalha, como carne para canhão.

Segundo exemplo: Adolf Hitler. Média estatura, sem corpo atlético. Conseguiu aterrorizar o Mundo durante quase uma década.

Terceiro exemplo: Winston Churchill. Primeiro-ministro britânico durante a II Guerra Mundial, era gordo e sofria de vários problemas de saúde. Tinha inteligência em abundância e previu o crescimento Nazi meses antes deste ocorrer.

Três homens que mudaram o rumo da história através da sua mente, das suas ideias. Os músculos? Os menos aptos a pensar que os usem.

É pena que haja pessoas a pensar o contrário. Eu apenas tento recuperar um pouco a forma, para seguir o ditado do romano Juvenal: "Mens sana in corpore sano". Mas se tivesse de optar entre músculos e miolos, seria fácil. Antes obeso do que iletrado! À semelhança de Hercule Poirot, prezo muito a existência das minhas células cinzentas!

Sem comentários:

Enviar um comentário