sábado, 3 de março de 2012

O dilema de Jorge Jesus: usar Emerson ou um pino de treino?

Jorge Jesus sofre de um terrível síndrome: excesso de confiança! É esta a única razão que encontro para um treinador que teima em colocar em campo apenas 10 jogadores de início! Sim, 10! Ora atente-se na equipa inicial desta noite, que perdeu por 2-3 com o FC Porto, e descubram quem não pertence à classe dos jogadores.

Não descobriram? É muito fácil. Nasceu no Brasil, veste a camisola n.º 3 e chamas-se Emerson!

Mais uma questão: o que tem em comum o golo marcado por Hulk e o tento apontado por James Rodríguez? Bem, a resposta é a mesma: a ausência da perna de Emerson na frente! Este alegado lateral esquerdo do Benfica esteve nos dois lances e em ambos ficou a ver a bola passar, em vez de tentar travar a sua trajectória! Este jogador é uma nulidade em campo! Ora a jogar com 10 desde o início, o resultado dificilmente seria outro que não a derrota, especialmente depois do defesa central do lado esquerdo (Garay) se lesionar durante a partida! Se o corredor esquerdo era uma via rápida, tornou-se uma auto-estrada sem portagem!

Das únicas vezes em que tentou cortar o esférico, Emerson apenas se enterrou mais, pois viu dois cartões, foi expulso, e obrigou toda a sua equipa apenas a defender.

Se Jorge Jesus não tivesse tanta confiança em como conseguiria ganhar com menos um jogador em campo, provavelmente estaríamos a esta hora a ouvir os adeptos 'encarnados' a fazerem a festa nas ruas da capital.

E não venham com a história de que 'JJ' não tem muitas mais alternativas no lado esquerdo. Deixando de lado a sua casmurrice de não convocar Capdevila, poderia sempre chamar o jovem Luís Martins! Se também não gostasse dessa opção, era preferível colocar um 'pino' dos treinos do lado esquerdo ao invés do Emerson. Ainda não assisti a um treino deste brasileiro, mas acredito que até os pinos (que são estáticos) o conseguem fintar!

Mas não podia deixar apenas o meu descontentamento face à actuação do Emerson. Há mais uma equipa que merece destaque, por ter influenciado, claramente, o resultado da partida. Falo do conjunto que alinhou de amarelo, sob o comando de Pedro Proença! Basta ter em conta o lance que dá origem ao terceiro golo do FC Porto: falta junto à área do Benfica. O jogo parado. James Rodríguez cruza para a área das águias e Maicon, fora-de-jogo (bem como Otamendi), marca de cabeça. O assistente de Proença nada assinala! Esse elemento que apenas deveria controlar os jogadores em posição irregular, não viu! Se não vê os casos nos lances de bola parada, como consegue controlar as jogadas em velocidade?

O Benfica tem, à entrada do Estádio da Luz, uma estátua do Eusébio. O FC Porto, se ganhar o campeonato (eu ainda acredito que conseguiremos dar a volta e aproveitar os deslizes dos 'azuis e brancos'), certamente irá mandar construir estátuas para o Emerson e para a equipa de arbitragem desta noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário