sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lembranças incómodas da transferência de Figo para Madrid


As novas escutas do processo ‘Face Oculta’, divulgadas esta semana, falam de um eventual negócio que envolve a PT, o TagusPark e Luís Figo cujo objectivo era, alegadamente, pagar o apoio do jogador a José Sócrates durante a campanha eleitoral.

As transcrições, agora expostas, mostram que um dos administradores da empresa de telecomunicações se deslocou a Milão para fazer uma proposta a Figo, a qual renderia 250 mil euros por ano à sua fundação.

Devido estes novos dados, muitos foram os começaram a chamar ‘Pesetero’ a Figo, numa clara alusão ao período em que este trocou o FC Barcelona pelo rival Real Madrid. Mas o que não referem desse mesmo período é o facto de Luís Figo ser um dos melhores jogadores do plantel catalão e, ainda assim, ser dos mais mal pagos. Nessa altura, o português pediu apenas para receber de acordo com o seu estatuto na equipa. O Barça foi avisado que caso as condições não fossem cumpridas ele podia aceitar a proposta do Real, embora os catalães nunca acreditassem que os ‘Galácticos’ estavam dispostos a pagar a exorbitante cláusula de rescisão. E foi assim que Figo se tornou ‘merengue’, mas odiado pelos fãs que antes deliravam com o seu talento.

Mas nessa altura, os catalães não se coibiram de pagar fortunas a outros, como Ronaldo, Rivaldo, Reiziger, Kluivert, Zenden, Bogarde, De Boers, Cocu ou Litmanen. Figo saiu e fez bem, pois ganhou reconhecimento a nível internacional, tornando-se no número 1 do Mundo.

Mas se consideram Luís Figo um mercenário por esta saída, o que podemos dizer de Cristiano Ronaldo? Certamente que não trocou o Manchester porque o ar madrileno lhe fazia melhor à saúde! Transferências dos bons jogadores podem ser mal aceites e, quando assim é, mais tarde voltam sempre à baila, como é o caso de Figo agora. Figo não foi um ‘Pesetero’, mas sim um comum jogador de futebol que apenas procura jogar nas melhores condições. Se isso faz dele um mercenário, não o seremos todos também? Todos os que trabalham procuram sempre melhores condições de trabalho, fazendo trocas quando necessário…

Eu, sinceramente, acredito na inocência de Luís Figo neste novo caso pois, até prova em contrário, nada indica que ele sabia de onde vinha o dinheiro para lhe pagar. Assim sendo, era apenas mais um contrato publicitário, valorizando a sua escola de talentos.

Algo semelhante, seria se eu quisesse pagar um milhão de euros à Soraia Chaves só para ela aparecer ao meu lado na Baixa de Lisboa, para ser fotografado e assim “tornar-me conhecido” para o público, e mais tarde se descobrisse que eu tinha arranjado o dinheiro através de um esquema qualquer de corrupção. Qual seria a culpa dela neste caso? Nenhuma. Teria sido apenas um contrato publicitário e nada mais.

O mesmo se aplica no caso de Luís Figo. Ainda assim, este afirma que não foi pago para fazer campanha por Sócrates, mas apenas para um anúncio publicitário do TagurPark.

Por mim, vou esperar pelo desenrolar do processo, pois certamente muita tinta vai ainda correr, abrangendo cada vez mais pessoas.

Certo é apenas uma coisa: Até agora o único detido na operação ‘Face Oculta’ é Manuel Godinho, e já quase ninguém se lembra sequer que o processo teve origem devido à sucata deste.

Sem comentários:

Enviar um comentário