segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A nova moda das histórias que envolvem tipos com dentes grandes!

A nova moda, não apenas em Portugal mas em todo o Mundo, são as histórias de vampiros. Poderíamos talvez culpar a Stephenie Meyer, mas ela não obrigou todos os outros a escreverem histórias ou a realizar filmes semelhantes aos seus textos. E porque estou a referir tudo isto? Porque quando uma pessoa está em casa ao fim-de-semana a tentar descansar de uma semana de trabalho e liga a televisão o que é que vê? Vampiros! Na RTP "Vampire Diary" e "True Blood", na TVI "Imortal" e, a mais recente, "Lua Vermelha" na SIC.

Pois bem, a primeira ainda vá que não vá, já o 'True Blood', apesar de ter recebido vários prémios, não me venham com conversas de que aquilo é bom e tal... Os cenários são fracos e a história não tem "sumo" depois de espremida! E eis que passamos às últimas duas, as séries portuguesas. Também já assisti a ambas e, se a primeira me fez ver que falta muito para atingir o nível da série mais fraca dos EUA, a segunda fez-me quase sentir vontade de cortar os pulsos! Isto porque, logo de início a história é quase um copy/paste de má qualidade do 'Twilight' ('Crepúsculo' se preferirem): Aluna nova chega à escola um pouco contrariada, vários grupos de alunos e eis que há um grupo à parte, que se vem depois a saber que são vampiros.

E antes de tudo isto, a cena inicial que mostra um vampiro a correr por um bosque, perseguido por quem o quer matar, e depois para os enfrentar abre a boca a exibir os dentes e faz um rugido muito fraco, que nos faz mesmo pensar que talvez se tenha esquecido de aplicar um efeito sonoro na pós-produção.

Todas estas séries são um abuso, em especial pela fraca qualidade que algumas (quase todas) apresentam! Até os "Morangos com Açúcar", que cada vez mais perdem a sua qualidade (admito que até assisti à primeira temporada e gostei, mas na altura tinha uns ingénuos 15 ou 16 anos e aquilo tinha a sua piada), já tentam inserir lá personagens com poderes sobrenaturais, fazendo já uma clara alusão às espécies conhecidas como "chupadoras de sangue"!

Mas em que é que alguma destas séries se compara com o grande "Drácula de Bram Stoker" ou até mesmo à personagem associada a Wesley Snipes, o "Blade? Será que não se pode ver mais nada na televisão e no cinema? Sucedem-se as séries e os filmes sempre com o mesmo! Parece que se reproduzem que nem coelhos!!! Basta juntar uns tipos conhecidos com uma história que envolva dentes grandes e pronto, vá de aplicar tudo ao grande ecrã ou àquela caixinha que todos têm em casa...

Sinceramente, quero ver se que as crianças daqui a uns anos conhecem filmes como "The Godfather", "Forrest Gump ou Gladiador" e de séries como 'Dr. House', 'Friends' ou "Os Sopranos ou se apenas vão saber de cor as intrigas de "Crepúsculo", "Lua Nova", "Cirque du Freaks", "True Blood" e companhia...

6 comentários:

  1. O que é demais já enjoa e as tentativas (falhadas) portuguesas de produzir séries com qualidade começam a roçar o ridículo!

    ResponderEliminar
  2. não vale a pena desesperar! esta semana chega a nova e última temporada de Lost! :p

    ResponderEliminar
  3. Prefiro ver o House ou os Heroes.. Talvez porque não acompanhei o Lost desde a primeira temporada.

    ResponderEliminar
  4. Eu preferia q fizessem algo em condições. Acho que temos gente com capacidade para fazer bem melhor,em termos de pós-produção e de actores também (às vezes tenho a sensação que estão a ler um texto em voz alta). Parece-me tudo muito feito à pressa :|

    ResponderEliminar
  5. habituem-se porque estes produtores não tem criatividade, há de ser sempre assim, qualquer serie internacional tem sempre melhor enredo... ainda bem que tenho a 'meo' xD

    ResponderEliminar
  6. epah, vou comentar este post, ate porque eu sou uma das tais pecadoras que gosta da saga crepusculo, mais dos livros do que dos filmes, isto porque sempre tive uma fascinação por coisas sobrenaturais! como sou menina do teatro devo dizer que as series portuguesas são horrorosas, mas tenho de tirar o chapeu por tentarem, porque em termos de trabalho de actor deve ser uma aprendizagem excelente e inovadora em portugal, e tambem não podemos comparar as produçoes portuguesas às dos E.U.A, por uma razão simples, financiamentos!quanto a true blood tenho de discordar, ja vi os episodios todos e é uma boa serie e a historia nao anda exclusivamente à volta de vampiros, tem um generico impressionante e um leque de actores interessante e para mim o enredo é bom e os cenarios não são de todo fracos como dizes, enquadram-se perfeitamente no tipo de série que eles querem fazer! bem mas cada um gosta do que gosta! apesar de gostar da serie, quem me tira os heroes, house e anatomia de grey, tira.me quase tudo :p.. quanto a filmes de vampiros, um dos meus preferidos é interview with the vampire.

    Não gosto de modas, mas temos de ver o que é bom e o que é mau, e não amar ou odiar à partida só porque é moda!

    ResponderEliminar