quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As pastas impossíveis de criar

Sempre ouvi dizer que estamos sempre a aprender. Portanto, cá vai o que aprendi hoje: É IMPOSSÍVEL CRIAR UMA PASTA NO MICROSOFT WINDOWS COM O NOME 'CON' (as meias aspas são apenas para delimitar o nome do documento e não fazem parte do mesmo).

Vi isto num site e, claro está, não resisti a testar a veracidade. E é mesmo impossível!

Claro está que não consegui ficar sem saber a razão, e decidi pesquisar um pouco mais, e encontrei uns fóruns em que davam uma lista de nomes que não são aceitáveis para pastas no Windows: CON, PRN, AUX, CLOCK$, NUL, COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8, COM9, LPT1, LPT2, LPT3, LPT4, LPT5, LPT6, LPT7, LPT8, LPT9.

Quem duvidar, pode sempre testar.

Mas, saber a lista de nomenclaturas impossíveis não satisfez a minha curiosidade (ou não fosse a minha profissão jornalista e, portanto, ter que saber o porquê das coisas).

Ao que parece, LPT1 é o que se chama a uma porta padrão para ligar impressoras paralelas nos computadores, apesar de hoje em dia já não ser muito utilizada, com as ligações a estabelecerem-se por portas USB. Hoje em dia não se usa mais esse tipo de porta. Praticamente todas as impressoras são conectadas via USB.

Trocando por miúdos, parece que estas 'nomenclaturas proibidas' estão reservadas para ligação de dispositivos desde o sistemas operativo MS-DOS (quem se lembra dele? Eu ainda utilizei num dos computadores de casa).

Para dar a volta a isto tudo e criar as pastas com os nomes acima referidos, é muito simples: Usar Macintoch (Mac), Linux ou então obrigar o Bill Gates a alterar os códigos do software da Microsoft.

Divirtam-se a testar os nomes aceitáveis para pastas. ;)

1 comentário:

  1. e nao da mm pah !
    as merdinhas que tu te metes a procurar LOOOL

    ResponderEliminar