sábado, 15 de janeiro de 2011

Cerveja afinal é boa para a saúde e ajuda no combate de maleitas

Esta foi a notícia que mais me fascinou hoje, por desmentir vários mitos que existem, como o facto de a cerveja ser prejudicial à saúde e 'criar' barriga. Parece que temos sido enganados. Ou isso ou então trata-se de um lobby da indústria cervejeira... Cada um pode escolher a opção que mais lhe agradar.

De qualquer forma, aqui fica a notícia que escrevi com base no estudo de instituições catalãs e espanholas:

Beber dois ou três copos de cerveja por dia faz bem à saúde, ajudando a combater diabetes e hipertensão. É esta a ideia defendida por um estudo realizado em conjunto entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto de Saúde Carlos III de Madrid.

De acordo com Rosa Lamuela, uma das médicas responsável pela investigação, a cerveja tem uma taxa alcoólica reduzida, contendo vários nutrientes que fortalecem o sistema cardiovascular, como vitaminas, ferro, ácido fólico e cálcio.

"Através deste estudo conseguimos desfazer vários mitos, como por o exemplo o facto de a cerveja engordar. Concluímos que esta bebida não é responsável pela obesidade, pois só existem 200 calorias por copo (o mesmo que um café com leite)", refere Lamuela.

Contrariando a ideia de que a cerveja provoca o aumento de gordura na zona abdominal, os investigadores afirmam que a culpa é, na verdade, dos aperitivos gordurosos que se ingerem como acompanhamento.

A equipa de investigação teve em conta os dados obtidos junto de 1 249 indivíduos de ambos os sexos, acima dos 57 anos, aconselhando, portanto, o consumo de dois copos pequenos de cerveja para as mulheres e três para homens. No entanto, apesar das vantagens desta bebida devem ser associados à prática regular de exercício físico, bem como a uma dieta saudável.


Conheço muitos que ficaram a sorrir ao ler a notícia e talvez a pensar já nas cervejolas que vão beber na próxima saída à noite...

Sem comentários:

Enviar um comentário