quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Natal...

O Espírito de Natal já não é o que era. Pelo menos, eu penso assim. Eu sei, eu sei... Este post vem um pouco fora de horas, tendo em conta que já passaram duas semanas desde o dia 25 de Dezembro de 2010. Mas, por falta de tempo e alguma (talvez muita mesmo) preguiça, apenas agora decidi escrever algo sobre o assunto.

O Natal tinha muita piada há uns anos. Era uma época repleta de alegria e festividade. Agora, o que interessa é o consumismo, as prendas.

As lojas aumentam os seus preços (por vezes em 50 por cento) e o pior é que a maioria da população deixa tudo para o último dia.

O Natal passou a ser apenas um dia como os outros, cuja a única diferença é estar de folga (pelo menos eu estive).

Mas a verdadeira razão de estar a escrever este post foi ter visto um cartoon, da autoria de um artista brasileiro chamado Will Leite.

No seu desenho cómico, Will ilustra claramente o que muitos, especialmente as crianças, associam à época natalícia que hoje chega ao fim (dia de Reis). Se dissermos a uma criança/adolescente que se aproxima o Natal, provavelmente nem sabe o que se festeja, mas o seu pensamento certamente que vai recair sobre os presentes que irá receber.

Eu ainda sou do tempo em que os meus avós chegavam ao pé de mim e me davam o "presente de Menino Jesus", não o 'Presente de Natal'. É verdade que era uma prenda, mas pelo menos estava associada ao verdadeiro motivo da festividade natalícia, associada ao Cristianismo (ou o momento que marca o início desta religião).

Que se desenganem todos os que pensam que este texto tem como objectivo pregar alguma religião. O único objectivo é mesmo constatar uma alteração na forma com que se encarava um acontecimento e como o mesmo é visto actualmente. Se esta evolução é negativa? Na minha opinião, é! Pois quem ganha são mesmo os vendedores, especialmente os das grandes superfícies, sendo que fica esquecido o mais importante: é um tempo para recordar a família, os amigos (Sim, também sei que não serei certamente um exemplo a seguir nesta matéria e que talvez me estejam a apelidar de hipócrita neste momento, mas pelo menos sei o que se festeja no Natal)... Mas cada um tem a sua forma de ver as coisas.

Aqui fica o cartoon que me levou a escrever:


Sem comentários:

Enviar um comentário