terça-feira, 13 de agosto de 2013

'Anger Management'

Há uns dias ouvi alguém a dizer: "Já viste, o Murteira está muito mais calmo. Está bem melhor". Fiquei contente. :) Estou diferente (estás mais parvo, dirão alguns em jeito de piada, mas a verdade que estou diferente em termos de personalidade)! Estou mais calmo, dou mais valor a algumas coisas e menos a outras que antes apareciam primeiro na lista de prioridades. 

Decidi que estava na altura de fazer algumas mudanças na minha vida. Não foi uma mudança de um dia para o outro, mas algo gradual. Pequenas alterações para chegar a algo maior.

Uma das primeiras coisas que decidi fazer foi cortar no café. A cafeína andava a afectar-me o sistema. Deixa-me mais nervoso e ansioso, o que levava a que tivesse momentos de fúria em assuntos que não mereciam sequer atenção. 

O segundo passo foi resolver vários assuntos que estavam pendentes há anos. Resolver o passado para poder viver o presente. 

Começar a praticar exercício com alguma frequência ajudou bastante. A corrida já antes era algo que me permitia aliviar a mente. Sempre que precisava esvaziar a cabeça, corria. Um pouco ao estilo de Forrest Gump (ou não fosse este o meu filme preferido). Mas, além da corrida, iniciar-me na prática de Muay Thai foi muito gratificante. Descarregar os problemas no saco é fantástico. Durante o período do treino, aplico a força no saco de areia e consigo acalmar-me. 

Deixei também de me preocupar com o trabalho. Não, não deixei de ser profissional. Continuo a desempenhar as minhas funções com o mesmo rigor e brio. Seja o meu trabalho devidamente reconhecido ou não, o que importa é que o faço da melhor forma que sei. Simplesmente, comecei a deixar o trabalho no local dele, ou seja, sempre que termino o turno, o trabalho fica lá. Há que saber separar as águas. A vida pessoal é a vida pessoal, o trabalho é o trabalho. Misturar ambas as coisas pode levar a problemas, conflitos e erros.

Mais recentemente, descobri algo que me tem ajudado muito a efectuar todas estas mudanças. Dale
Carnegie, autor do famoso livro 'Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas', tem uma outra obra de leitura indispensável. Falo de 'Como Deixar de se Preocupar e Começar a Viver'. Podem pensar que é uma tanga, mas Carnegie sabe realmente expor os assuntos. Com base em caso reais, faz o leitor reflectir sobre o que pode fazer para que a vida se torne bem melhor. Como o próprio afirma, as ideias não são novas, embora se encontre sempre algo que não é posto em prática. "A finalidade deste livro é reafirmar, simplificar, arejar e glorificar muitas das verdades básicas - e obrigá-lo a si a acordar e fazer qualquer coisa para as pôr em prática". Foi das melhores compras que poderia ter feito. Veio ajudar-me na resolução de alguns dos pontos acima referidos. Apesar de ter sido escrito há 70 anos, ainda tem muito para ensinar e facilmente se adapta ao mundo actual. 

Tudo isto junto, levou a várias mudanças, permitiu-me fazer o que os americanos chamam de 'anger management' (controlo da raiva). Não que eu fosse uma tremenda besta quadrada (acho eu), mas tudo o que permitir sorrir mais é sempre bem-vindo. Um pouco de calma não fará mal, certamente. Mas o processo não está ainda fechado, encontra-se em evolução.

É bom saber que alguém reparou nestas alterações, mas é importante referir que não o fiz por ninguém. Fi-lo por mim, porque acredito que é o melhor para mim, para poder ser feliz, para me poder sentir bem. Para todos os que não gostarem das mudanças, temos pena. A vida ainda é minha e faço dela o que quero. E todas as mudanças que fizer nela serão em prol do meu bem estar, porque acredito que mereço algo bom na vida, mesmo que haja quem discorde... ;) Eu sinto-me melhor e isso basta-me. 

Sem comentários:

Enviar um comentário