sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aprender mas de forma sensual...

Certamente que todos já vimos alguém num restaurante a engasgar-se com a comida. Nesses momentos o que se pode fazer? Existe uma manobra, inventada por Henry Heimlich em 1974, que pode ajudar nestes casos.

Por vezes existem campanhas para frequentar cursos primeiros-socorros, para que as pessoas estejam preparadas para situações em que até nem é necessário chamar uma ambulância desde que se saiba fazer bem as coisas. Muitas são as vezes em que estas campanhas até são gratuitas mas poucos são os que no final aceitam participar, alegando falta de tempo ou melhor, vêm com aquela história de que se a pessoa se engasga basta “dar umas palmadas nas costas que a coisa resolve-se”. Não é bem assim...

Nestes cursos aprendem-se manobras que se podem tornar vitais, como a manobra de Heimlich ou a manobra de boca-a-boca, muito importante nesta altura em que o pessoal vai de férias para a praia e pode engolir água…

A manobra de Heimlich, por exemplo, é simples de aprender. Basta seguir quatro passos:

1 - Posicione-se por trás da vítima e passe seus braços ao redor da cintura dela;

2 - Fechar uma das mãos e com a outra segurá-la sobre o abdómen da vítima entre o umbigo e o osso externo.

3 - Pressionar o abdómen da vítima com um movimento rápido no sentido para dentro e para cima.

4 - Deve repetir-se o movimento entre cinco a oito vezes para que seja expelido o objecto que estava a obstruir as vias respiratórias.

Através da pressão exercida, o diafragma é elevado, comprimindo os pulmões, de modo a aumentar a pressão do ar na traqueia, forçando a tosse que levará à expulsão do objecto. Isto é o básico da manobra que o médico norte-americano inventou.

No entanto, duvido que na altura, há 36 anos, Heimlich tenha imaginado que a sua manobra podia ser adaptada para uma campanha… de lingerie! É verdade, lingerie. A marca canadiana Fortnight decidiu juntar a aprendizagem da manobra com um ‘ligeiro’ toque de sexualidade.

O vídeo fala por si.



A campanha vai mais longe… No caso de não se conseguir socorrer a pessoa a tempo de lhe desobstruir as vias respiratórias, ensinam ainda os movimentos para massagens cardiorrespiratórias e o famoso boca-a-boca que, tal como referi, é importante nesta altura do ano.


No fundo, os vídeos juntam um serviço de utilidade pública ao ensinar o que se deve fazer em caso de socorro, ao mesmo tempo que apresenta a sensualidade da marca de roupa interior feminina. De uma forma algo estranha, mas não deixa de ser didáctico. No entanto, é cometida uma falha gigantesta no segundo vídeo. Quando a vítima está com problemas respiratórios devem retirar-se o que está "bloquear" o ar no peito. Assim sendo, porque deixaram ficar o sutiã?

E quem vai agora perder a oportunidade de participar nos cursos de primeiros socorros quando estes surgirem?

1 comentário:

  1. Tu fizeste com que eu ficasse com uma vontade estúpida de tirar um curso de primeiros socorros...mas sempre de soutien!! ;)

    ResponderEliminar