segunda-feira, 7 de março de 2011

O fim da TV como a conhecemos...

Se há algo com que não concorde minimamente é com a Televisão Digital Terrestre (TDT). Porquê? Porque quem em 2012 quiser continuar a ver televisão será obrigado a comprar o dispositivo descodificador ou então aderir a um dos serviços por cabo (Zon, Meo, etc.).

Esta segunda-feira volta a ser tema de conversa a TDT, sendo que quem recebe os quatro canais em sinal aberto (RTP 1 e 2, SIC e TVI) vai ter de arranjar alternativa até 26 de Abril do próximo ano, data escolhida pelo nosso Governo para o 'apagão' analógico.

Não chega já o facto de na conta da electricidade vir uma taxa mensal para o consumo televisivo, agora ainda vamos ter de desembolsar mais umas dezenas de euros porque assim foi decidido! Cada aparelho descodificador pode variar entre os 35 e os 235 euros. Coisa pouca para quem pode gastá-lo! Mas num país em crise, em que se tem de poupar ao máximo, mais uma despesa vem sempre a calhar bem! E ainda ninguém me explicou se um descodificador serve para toda a casa ou se tem de se adquirir um para cada televisão... Devo ter de mandar a televisão do quarto para o lixo, pois por 200 euros mais vale comprar já uma que suporte o novo formato de transmissão televisiva!

Mas podem dizer para instalar a TV por cabo ou satélite. Pois, mais um problema: as boxes destes sistemas são para uma televisão. Se quiser adaptar noutro aparelho televisivo tenho que pedir outra box, aumentando a despesa na factura mensal. A não ser que se utilize um sistema pirata, para permitir a partilha do sinal...

Tanto que eu gostava de estar no quarto com a TV a apanhar 12 canais (4 portugueses e 8 espanhóis)... Mania de alterarem tudo, e sempre o mesmo a pagar! E quem não puder comprar descodificadores ou adaptar televisão por cabo/satélite? Fica sem ver TV e converte as caixas televisivas em aquários? É certo que a maior parte das coisas que passam nos canais (ainda) abertos são uma porcaria, mas sempre se dá para ver notícias e afins... E, caso as pessoas desistam de ter televisão, serão obrigadas a continuar o pagamento da taxa na factura da electricidade? 

De acordo com fonte da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), "apenas cerca de um terço” das habitações portuguesas recebe televisão por antena, o que “não chega a 1,5 milhões de lares”. Será mais de um milhão e meio de portugueses obrigado a mudar a sua vida! Mas o que interessa ao Governo é a adaptação da TDT. Não podemos ficar atrás dos outros países nas comunicações. Só podemos ser piores na saúde, economia, educação... Mas nas comunicações é que não! Isso é vital!

Não sei porquê, mas todas as alterações que se fazem são sempre no sentido de massacrar os mesmos...

Sem comentários:

Enviar um comentário