quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma questão de igualdade

"O Dia da Mulher, sobre o qual há muito a dizer, quererá dizer que os restantes dias são do homem? Muito curioso. Francamente". A expressão, proferida ontem pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, gerou alguma polémica um pouco por todo o Mundo, especialmente entre o público feminino.

No dia em que se celebrou, além do Carnaval, o Dia Internacional da Mulher, a questão levantada por Sarkozy é bastante pertinente. Porquê a comemoração de um dia da mulher? Muitos podem dizer que é porque a mulher tem uma vida mais difícil, especialmente a nível de trabalho, que é porque muitas mulheres são vítimas de violência, que são elas quem dá a vida a outro ser...

Vamos por partes. Em relação à primeira eventual resposta, de que a mulher tem uma vida difícil a nível de emprego, o próprio presidente francês salientou o que é importante: "Todas a mulheres desejam trabalhar, ser autónomas, mas não terão iguais aspirações para o seu filho como para a sua filha?"

Não estamos no mesmo Mundo de há dois séculos. As mulheres têm os mesmos direitos e deveres que os homens, são iguais em aspectos de Justiça, Sociedade, Economia, etc.. É certo que existem países em que tal não acontece, em especial nas arábias. Mas esses mesmos países não comemoram o dia da Mulher. Se assim, porque o comemoram as sociedades ocidentais em que a mulher é respeitada?
Quanto à violência, os casos de homens que são vítimas em casa tem vindo a aumentar consideravelmente, pelo que deixou de ser uma justificação puramente feminina. 

Relativamente ao facto da mulher dar origem a nova vida, tanto quanto sei ,continua a precisar de uma quota parte masculina envolvida. De acordo com a História, até hoje, apenas uma mulher conseguiu conceber sem ter necessitado de intervenção do homem, pelo que nos outros casos a possibilidade de dar a vida a outro ser humano é algo partilhado.

Podem acusar-me de ser machista ou qualquer outra nomenclatura que queiram atribuir. Mas quem criou o dia da Mulher não foram as Feministas?

Não pode haver dois pesos e duas medidas. As mulheres querem ser vistas como iguais aos homens devem comportar-se como tal, sem necessitar de recorrer a um dia particular, assumindo-o como seu. 

Esta celebração poderia ter muito significado há uns 60 ou 70 anos, quando se deu uma grande emancipação das mulheres, mas, actualmente, não passa de mais uma manobra de markeeting, mais um dia utilizada pelas marcas para vender produtos: compre o perfume X ou Y, venha com as amigas festejar no restaurante Z, compre o magnifico vestido K neste dia tão importante...

Não considero vital a existência de um dia para a Mulher. Devemos respeita-las todos os dias, isso sim. Não precisa de todo o alarido que se costuma fazer uma vez por ano. Devemos honrá-las, proporcionar o seu bem e tudo o mais, mas para quê fazer propaganda disso? 

Vivemos momentos de crise em que devemos apoiar-nos mutuamente. Nalguns casos há mulheres que sustentam a sua família, noutros são os homens e ainda, cada vez mais raros pelas dificuldades que ambos os sexos têm para encontrar emprego, são os dois a garantir o sustento. Sarkozy compreendeu isso mesmo e foi vaiado pelas suas declarações, quando as mesmas apenas transmitiam um necessidade de igualdade. Tanto homens como mulheres desempenham papéis importantes para a sociedade actual. Não se trata de uma guerra dos sexos!

Seria impensável um Mundo sem qualquer uma das partes.

Todos os dias devem ser da Mulher, bem como todos os dias devem ser do Homem. Sem qualquer distinção nem rivalidade!

5 comentários:

  1. Vê-se claramente pelo teu post que não sabes o porquê do Dia Internacional da Mulher ser celebrado.. Portanto deixo aqui a explicação:

    PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

    Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

    Ou seja, é a celebração de um dia em memória a elas. Para mim o dia da mulher é um dia para relembrar e valorizar o esforço de todas as mulheres na luta pela igualdade de géneros.Uma luta que infelizmente ainda persiste em muitos outras países.

    ResponderEliminar
  2. Sabias isso até ires ver à Wikipedia? A maior parte das mulheres celebra a data e não sabe porquê... É só porque é o dia para a Mulher. Mas se eu perguntar aqui em que dia se comemora o fim da I e da II Guerra Mundial, onde milhões de pessoas perderam vida, ninguém me sabe responder. O esforço dos soldados não deve ser recordado? É mais importante a morte das 160 mulheres? E ainda se justifica esta comemoração? Nos tempos que correm os países do ocidente dão iguais direitos a homens e mulheres.

    É verdade que em muitos países árabes tal não acontece. Mas, caso não saibam, em algumas tribos africanas são as mulheres quem mandam e os homens tratados abaixo de cão. E não vejo ninguém a reivindicar um dia para eles...

    Digam o que disserem, podia fazer sentido antes mas agora este dia não passa de algo simplesmente feminista e inútil

    ResponderEliminar
  3. Eu já sei está informação há que anos.. Já fiz um trabalho sobre o feminismo e já estudei o tema o suficiente para apreciar o esforço que as mulheres fizeram para conquistar os seus direitos. Acho a tua comparação ridicula, o que conta é o significado dos acontecimentos e não o número de vitimas. Não é por estarmos em pé de igualdade com os homens que deveremos de parar ou não celebrar. Tal como não vamos parar de celebrar o 25 de Abril daqui a uns futuros anos, só porque já passaram muitos anos desde então. Se não existisse esta celebração eu provávelmente teria um estilo de vida bem mais diferente e possivelmente pior.

    ResponderEliminar
  4. http://www.youtube.com/watch?v=4qXbFWt9f0Y


    Só para finalizar!

    Epah rrrrrrrrrrrrrrrrrr.........

    ResponderEliminar
  5. Eu cá concordo com Sr. autor Murteira Nunes. Ainda acrescento outro exemplo que dá que pensar: o facto de certos grupos dentro da sociedade tentarem exigir quotas para mulheres em lugares de chefia públicos (na assembleia da república, função pública etc...). Será que este tipo de "regras especiais" para as mulheres não são uma forma de discriminação? Tendo as mulheres, na nossa sociedade, iguais direitos e oportunidades que os homens acho mesmo que para as mulheres deve ser embaraçoso fazer regras (ou comemorações neste caso) deste género que partem do príncipio que continua a haver diferenças inultrapassáveis...

    ResponderEliminar