quinta-feira, 31 de março de 2011

Recordar o Eminem de há uns anos...

Há pouco, quando estava a jantar (sim, sei que janto a horas indecentes, mas é quando há tempo...), liguei a TV e, depois de muito saltar entre canais, parei no FOX Next. Estava a passar um filme que já não via há algum tempo e que fez parte da minha adolescência, do início dos tempos de rebeldia... '8 Mile', com um senhor chamado Marshall Mathers III ou, como ele prefere ser chamado no mundo artístico, Eminem. 

Certamente que todos já viram o filme e sabem a sua história: um jovem rapper, Jimmy 'Rabbit' sonha com fama e sucesso a fazer música, numa zona pobre de Detroit, rodeado por problemas como o alcoolismo da mãe e o oportunista do padrasto.

Um filme que data daquela que considero o melhor momento de Eminem. Não que ele se tenha tornado mau, pois continua a ser dos melhores rappers da actualidade, mas tornou-se mais comercial. Os temas anteriores tinham outros ritmos, a raiva que se acumulava no seu interior explodia na música. Após a sua passagem pela clínica de reabilitação, por abuso de drogas, deixou de ser o mesmo. 'Relapse' ou 'Recovery' apresentam uma nova vertente, mais medíocre que 'The Marshall Mathers LP' ou 'Encore'. Prova desta evolução, algo negativa, é o desaparecimento do seu alter-ego Slim Shady, que não marca presença em 'Recovery'. 

Sim, volto a dizer, o Eminem continua a ser dos melhores rappers da actualidade, mas todos devem ter notado as diferenças. Sinto falta 'Losing Yourself', do 'Just Lose It'... E não me venham com a história de que o 'Love The Way You Lie', com a Riahnna, é o melhor trabalho dele, pois aí vê-se claramente que não conhecem o resto do seu repertório. O tema é 'bom', mas não chega aos calcanhares dos hits do passado, encontrando-se nesta linha mais comercial, misturando quase pop quando dantes era o puro rap. Talvez o dinheiro lhe tenha feito algum mal... 

Ainda assim, se confirmassem a presença de Eminem num concerto em solo português, num festival ou algo do género, claro que gostaria de ir assistir... Maior honra ainda seria poder entrevistá-lo...  Não me mal interpretem. Há novos temas que me chamam a atenção, como 'The Elevator' ou o 'Music Box', mas não chegam aos calcanhares dos outros que já referi.

Mas regressando ao filme, voltei a ficar extasiado com as 'Battles', em especial, claro, as dos três duelos finais. A última então, ao usar todos os seus defeitos para desarmar o adversário antes do 'ataque' está simplesmente genial.

Não admira que tenha recebido um Óscar, para quem não sabe na categoria de 'Melhor Tema Original', com 'Lose Yourself', a primeira música rap a receber esta distinção cinematográfica.

Mas não se trata apenas de um filme de Eminem. Brittany Murphy, falecida há quase ano e meio, também entra, no papel da jovem 'Alex'. Sem ser em '8 Mile', sinceramente, igual destaque talvez só tenha obtido em 'Sin City'. 

Foi um momento para recordar... e para avaliar a evolução da carreira daquele que é considerado um dos 100 músicos mais influentes do século.

Podem julgar-me à vontade, mas continuo a afirmar que esta sua adaptação mais comercial não foi proveitosa para Eminem...


"Look, if you had one shot, or one opportunity
To seize everything you ever wanted, One moment
Would you capture it or just let it slip?"

Fica este grande tema para finalizar:






1 comentário: